Mais de 50% dos Pecuaristas Deixarão a Atividade nos Próximos 20 Anos

19/10/2021

Para fazer parte da minoria da atividade vai ser necessário aplicação técnica, capacitação de mão de obra, planejamento e tomadas de decisões corretas e, claro, o auxílio de consultores profissionais. 

Costuma-se ouvir que criar gado não tem lucro, que a pecuária está perdendo área para a agricultura, o pecuarista está desatualizado. Isso não é "meia verdade". Nos próximos 20 anos, 60% dos pecuaristas ativos no Brasil vão desaparecer. Ao contrário das más notícias, a produção pecuária será maior em 20 anos. A explicação para esse fenômeno é que os negócios não lucrativos podem ser substituídos por negócios lucrativos, ou seja, os pequenos pecuaristas podem abandonar essa atividade por não serem lucrativos.

Os criadores de gado precisam acompanhar o desenvolvimento tecnológico e as mudanças do mercado, mas a informação e orientação de qualidade são os melhores caminhos a se seguir. As necessidades em evolução do agronegócio exigem cada vez mais dos produtores a formulação de estratégias e modelos de produção claros de curto, médio e longo prazo para seus negócios.

Antes a terra era o principal para a produção rural, ou seja, quanto maior a terra maior a quantidade de animais. Hoje mudou pois os principais fatores são conhecimento e capital. É fazer mais com o mesmo, para isso é necessário mudar o modelo de gestão. Acompanhar a evolução tecnológica, as mudanças do mercado aliado a informações de qualidade e quais os melhores caminhos a seguir conforme a sua propriedade são essenciais. Para tal é necessário quebrar o "tabu" de que a consultoria é "cara", ou é necessária apenas para grandes projetos, hoje em dia existe vários modelos de consultoria com ótimos custos benefícios que se adequam a qualquer propriedade.   

fonte: compre rural