Vacinação Invertida Contra a Febre Aftosa em 2022

13/03/2022

Em Maio de 2022 (1ª Etapa) será destinada aos bovinos e bubalinos de até 24 meses, e em Novembro de 2022 (2ª Etapa) será destinada aos animais de todas as idades.

Na última segunda-feira (07 de Março), o Departamento de Saúde Animal (DAS) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), divulgou que a campanha de vacinação contra a febre aftosa sofrerá alterações, afim de garantir a disponibilidade de vacina para toda a cadeia produtiva. Essa alteração será destinada ao Bloco IV - Bahia, Distrito Federal , Espirito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Sergipe, São Paulo e Tocantins.

Simultaneamente, a Agrodefesa do estado de Goiás, decidiu pela inversão da estratégia de vacinação anti-rábica dos herbívoros nas etapas de 2022 nos municípios considerados de alto risco, conforme Instrução Normativa nº 002/2017. Em Maio o produtor rural deverá imunizar contra raiva os bovinos, bubalinos, equídeos, caprinos e ovinos até 12 meses e em Novembro os animais de todas as idades. Facilitando o manejo dos animais e evita transtornos à classe produtiva pela possível oferta escassa de vacinas no mercado. 

fonte:  site Compre Rural